Ácaros!! Estão por todo o lado! Como combatê-los?

Ácaros!!

São os grandes responsáveis pelo aparecimento de alergias e problemas respiratórios. O que são? Onde vivem? Como combatê-los?

O que são Ácaros?

Os ácaros são minúsculos seres, pertencentes à classe dos aracnídeos e existem milhares de espécies espalhadas pela natureza.

Dentro das nossas casas existem os chamados ácaros domésticos, praticamente invisíveis a olho nu(cerca de 0,5mm) e que provocam diversas doenças alérgicas como asma, rinite alérgica, conjuntivite alérgica, dermatite atópica

Cerca de 30 % da população mundial sofre destes problemas e todos os dias têm de lidar com sintomas como rinorreia, comichão nasal e ocular, espirros, tosse, falta de ar…

Onde vivem em nossas casas?

Estão em todo o lado! Mesmo nas casas mais limpas! Proliferam sobretudo nos colchões, almofadas, peluches, livros, tapetes, sofás… Um tapete pode conter milhares de ácaros, imagine um colchão: dormimos mesmo com o inimigo!! E misturam-se com o pó da casa, com pêlos de animais… Adoram locais húmidos e quentes e por isso os colchões são o seu local preferido, onde se alimentam. Sabia que 10% do peso de um colchão com 2-3 anos de uso são ácaros? É assustador!

 

 

 

 

Como se alimentam?

A nossa pele renova-se constantemente, e as células mais superficiais descamam. Os ácaros alimentam-se dessas células e de outros componentes que continuamente se libertam da nossa pele e da pele dos animais que connosco habitam. E depois libertam os seus excrementos para o ambiente que nos envolve.

Porque nos provocam alergias?

Porque inalamos os seus excrementos e os restos dos seus corpos… Dentro do nosso organismo estimulam as células de defesa que libertam histamina e outras substâncias provocando o aparecimento dos sintomas de uma crise alérgica: espirros, comichão, tosse, … Nos asmáticos e pessoas com doenças pulmonares os sintomas são ainda mais agressivos pois têm dificuldades respiratórias.

Como acabar com esta praga?

Algumas medidas podem diminuir drasticamente o número de ácaros e assim proporcionar uma melhor qualidade de vida e diminuir as crises alérgicas:

  • Limpe a casa regularmente!

Pelo menos 2 vezes por semana aspire (prefira aspiradores com filtro HEPA) e limpe o pó. Limpe com um pano húmido os móveis e o chão (nada de espanadores). Prefira móveis lisos para não acumularem tanto pó.

  • Atenção à decoração do quarto!

O quarto deve ser a divisão da casa onde deve insistir mais numa limpeza frequente e eficaz. É muito importante que os tapetes não sejam grossos e que sejam fáceis de lavar, assim como as cortinas. O chão deve ser liso e de fácil limpeza, nada de alcatifas! Prefira as paredes pintadas ao papel de parede. Os livros devem estar arrumados em estantes fechadas assim como os brinquedos e peluches (estes devem ser lavados frequentemente).

  • Areje a casa!

O ar tem de ser renovado! Sabia que o ar do interior das nossas casas é muito poluído? Mesmo no Inverno, nem que seja por poucos minutos, abra as janelas.

Sempre que for possível exponha diretamente os têxteis (tapetes, roupa de cama, colchão) ao sol.

  • Roupa de cama

Escolha bem a roupa de cama e mude-a frequentemente! Os lençóis, fronhas e mantas devem ser de materiais fáceis de lavar (lave semanalmente e preferencialmente a 60graus).

Use coberturas com tratamento anti-ácaros para os colchões e almofadas, são muito eficazes e são muito recomendadas para alérgicos aos ácaros e asmáticos.

Não utilize cobertores. Use edredons anti-alérgicos (de material sintético e preferencialmente com indicação anti-ácaros))

Em algumas situações podem ser utilizados produtos acaricidas para maior eficácia (nos pavimentos, colchões, sofás…). Existem em forma de sprays, pós ou espumas e matam os ácaros. Depois de utilizado o produto deve ser aspirada a superfície tratada (porque os cadáveres dos ácaros também causam alergia).

  • Animais domésticos

Se tem animais dentro de casa, a limpeza deve ser ainda mais frequente e os animais devem tomar banho com regularidade. Limpe as patas sempre que vá passear o seu cão e sobretudo, não os deixe entrar nos quartos!

  • Outras soluções

Desumidificadores e Purificadores de ar são também boas estratégias para diminuir a concentração de ácaros nas nossas casas. Os Desumidificadores baixam a concentração de humidade no ambiente (abaixo de 40-50% humidade relativa os ácaros geralmente não sobrevivem) e os Purificadores de ar destroem os ácaros e outros alergénios.

 

 

O nosso conselho: O tratamento da alergia aos ácaros começa na prevenção! Adote medidas que diminuam a concentração destes vilões em casa: terá menos crises alérgicas e ganhará qualidade de vida!

No nosso site encontra diversas soluções anti-ácaros:   

– Roupa de cama (protetores de colchão e almofada, edredons anti-ácaros)

https://alergostop.pt/product-category/textil-lar/

– Spray anti-ácaros

https://alergostop.pt/product/ecodoo-inseticida-spray-antiacaros-300ml/

– Kit deteção concentração de ácaros

https://alergostop.pt/product/aclotest-duplo/

– Purificadores de ar

https://alergostop.pt/product-category/dispositivos-respiratorios/purificadores-de-ar/