Com que frequência devemos trocar a roupa de cama?

Com que frequência devemos trocar a roupa de cama?

 

A roupa de cama contamina-se muito rapidamente: o nosso organismo transpira todas as noites, a camada celular mais externa da nossa pele descama, ocorre libertação de saliva, vestígios de urina, fluidos orgânicos… Isto ocorre mesmo, nem que seja a um nível que não detetamos a olho nu!

E os famosos ácaros, que tantas vezes já mencionamos, têm na nossa cama o seu habitat preferido: ao fim de algum tempo grande parte do peso dos colchões e almofadas são… ácaros! Que sem os devidos cuidados de limpeza e proteção vão acumular-se e originar alergias e problemas respiratórios (asma, rinite,…) e cutâneos.

Por isso nada de adiar esta tarefa, pela sua saúde!!

 

 

Além dos ácaros, podemos mais facilmente contrair infeções se não temos uma boa higiene no quarto: se partilhamos a cama com alguém com gripe ou outra virose ou infeção, temos um risco maior, pois as almofadas e lençóis vão acumular estes agentes. E se tiver pé de atleta (micose), candidíase, etc… já imagina o maior risco de contágio se não higienizar a sua cama com frequência. No limite, bactérias e fungos presentes na roupa de cama, se não forem eliminados pela lavagem frequente, podem invadir o nosso organismo provocando irritações na pele, complicações em feridas pré-existentes, ou mesmo infeções mais graves (ex. urinárias).

Lavar a roupa de cama 1 vez por semana é fundamental

Lençóis e fronhas e protetores de cama e de almofada devem ser lavados a temperaturas elevadas (+ de 60ºC) para eliminar ácaros, bactérias e outros microorganismos. O ideal é secarem ao sol 🙂

Lave as almofadas a cada 3 meses

Prefira almofadas sintéticas, de fibra e lave à máquina. Centrifugue bem e seque ao sol. É muito importante que fiquem bem secas porque a humidade é uma excelente condição para o desenvolvimento de fungos e ácaros. No tempo frio, pode espaçar um pouco mais mas deve usar protetores de almofada anti-ácaros, que são mais fáceis de lavar e secar. Tenha 2 e vá alternando.

Aspire o colchão regularmente

O colchão acumula pó, ácaros, fungos e outros microorganismos… Mesmo protegendo com protetores de colchão deve aspirá-lo com regularidade e virá-lo a cada 6 meses. Se possível deve arejar ao sol.

 

O pijama é para dormir!!

Se gosta de passar o dia de pijama ao fim de semana ou quando está de folga saiba que isso não favorece a sua saúde! Mesmo que pareça que não fazemos nada de especial e só estamos a descansar no sofá acabamos por comer, arrumar, etc e vamos acumulando poluentes na roupa que vestimos. Ao dormir com a mesma roupa vamos “respirar” esses agentes e contaminar a roupa de cama. O ideal seria mudar 2 vezes por semana de pijama, e reserve o pijama para a hora de dormir!

Não durma com os seus “patudos” na cama..

Já salientamos várias vezes que não é aconselhável, sobretudo se sofre com alergias, dormir com os seu cão ou gato. A descamação do animal, a sua saliva, pelos e outros resíduos favorecem uma maior concentração de ácaros, porque constituem alimentos para estes seres microscópicos. Também ficam agarrados no pelo outros poluentes que se acumulam ao longo do dia e que estes animais trazem do exterior. Enquanto dormimos, vamos “respirar” todas estas substâncias! Se é algo que mesmo assim não dispensa então há que investir numa limpeza ainda mais regular do quarto e do animal para minimizar o efeito na sua saúde.

Por tudo isto, não facilite, não adie,… lavar a roupa de cama é mesmo importante e constitui uma forma de prevenção de doenças e suas complicações!!

Conheça a nossa gama têxtil-lar anti-alérgica e anti-ácaros (almofadas, protetores, edredons) – excelentes aliados na prevenção de alergias e na garantia de um sono mais higiénico e confortável:

https://alergostop.pt/product-category/textil-lar/

Almofadas Anti-ácaros AlergoStop: https://alergostop.pt/product-category/textil-lar/almofadas/

Protetores de almofada e de colchão AlergoStop: https://alergostop.pt/product-category/textil-lar/protetores-colchao-e-almofada/

Edredons AlergoStop anti-alérgicos e anti-ácaros: https://alergostop.pt/product-category/textil-lar/edredons/