Lavagem nasal, será mesmo importante?!

Já ouviu falar em higiene nasal? Aprenda mais sobre este hábito saudável, um ótimo aliado para prevenir e auxiliar problemas alérgicos e respiratórios!

A importância de um “nariz saudável”

O nariz tem, como uma das suas funções principais, a filtração do ar que inspiramos. Esta barreira mucocíliar impede a entrada no organismo de alergénios irritantes, pó, bactérias e impurezas (poluição).

Assim a manutenção da mucosa e dos seus cílios é importante não só em situações de doença como todos os dias.  Ao limpar o nariz com regularidade, fazendo a lavagem nasal com soluções salinas, as células da mucosa são restauradas e as funções do nariz são otimizadas.

O muco espesso e as secreções (congestão nasal) associadas à rinite, sinusite, constipações e asma afetam esta função. Além disso, o muco e secreções retidas provocam obstrução nasal e dificultam a respiração o que agrava os sintomas. Nestas situações a lavagem nasal torna-se um aliado insubstituível de qualquer tratamento terapêutico!

Existem sistemas caseiros para o efeito como seringas e pêras de borracha mas são desconfortáveis e requerem alguma experiência na sua utilização. Um volume insuficiente de líquido torna a lavagem pouco eficaz e um posicionamento incorreto da cabeça aumenta imenso o risco de otites.

Os dispositivos para irrigação nasal devem ser confortáveis, fáceis de usar, eficazes e seguros.

Existem aparelhos adequados a diferentes idades e em crianças pequenas confirme sempre com o médico qual a melhor forma de fazer a lavagem nasal.

Como proceder?

– A lavagem nasal deve ser realizada em 3-4 minutos de uma forma confortável com a cabeça para a frente ligeiramente inclinada para o lado oposto à lavagem mas sem perder a sua posição vertical.

– Deve respirar pela boca.

– A água deve estar morna (+/- 37oC) quando se adiciona a saqueta do sal.

– O fluxo deve ser lento e constante.

– Não force se houver obstrução completa do nariz.

– Se parar as lavagens durante algum tempo faça antes uma esterilização do irrigador ( mínimo 5 minutos em água a ferver).

– Siga as instruções do dispositivo que estiver a utilizar.

(Pari Montesol)

Quais os benefícios?

A LAVAGEM NASAL é ideal para:

eliminar a mucosidade e secreções retidas.

diminuir a congestão nasal.

facilitar a respiração normal.

limpar a mucosa e cílios da cavidade nasal.

auxiliar de tratamento de rinites e sinusites

diminuir do ressonar noturno.

hidratar a mucosa quando se permanece muito tempo em ambientes secos (ar condicionado, etc.)

O nosso conselho:

A higiene nasal é fundamental para reduzir os sintomas de pessoas alérgicas e prevenir ou auxiliar no tratamento de problemas respiratórios. Um gesto simples mas eficaz que deve fazer parte da sua rotina diária!

No nosso site pode encontrar dispositivos e as respectivas soluções para fazer a lavagem nasal, experimente e sinta a diferença!

https://alergostop.pt/product-category/cosmetica/higiene-nasal/dispositivos-de-lavagem-nasal-recargas/